Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, propõe:

  • Identificar e apresentar as melhores práticas das pequenas e médias empresas;
  • Aproximar as PMEs das grandes empresas que estão trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável;
  • Debater e mostrar quais são as dificuldades das PMEs para se tornarem um fornecedor mais sustentável, bem como das grandes empresas de formarem a sua cadeia de suprimentos com critérios de sustentabilidade;
  • Apresentar possíveis soluções e estudos sobre sustentabilidade focada nas pequenas e médias empresas;
  • Apresentar soluções e boas práticas do Sebrae para este tema por meio do Portal na internet, do SebraeTec e do Centro Sebrae de Sustentabilidade;

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Abertura

A sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas
Como fazer negócios mais sustentáveis com a minha PME?

  • _ Mediador: Ricardo F. Oliani - Editor do Portal Mercado Ambiental

    Ricardo F. Oliani

    Consultor, especialista em Sustentabilidade, Marketing Ambiental, Jogos & Dinâmicas têm formação em Comunicação Social pela Cásper Líbero, Relações Internacionais pela FAE/CDE e Gestão de Empresas pela FGV/STRONG-SP.

    É editor de conteúdo há mais de 10 anos do Portal Mercado Ambiental, atuou durante 7 anos no Instituto Akatu na área de Sustentabilidade,e atua há mais de 20 anos na criação e aplicação de Jogos e Dinâmicas nos mais variados temas.
    Neste período teve oportunidade de levar meu trabalho a diversas empresas, instituições e eventos, entre elas posso citar: NATUS, FaberCastell, Brasilprev, Nextel, Gerdau, Grupo VR, WalMart, Grupo Pão de Açúcar, Souza Cruz, ThyssenKrupp, Fibria, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Mais (FiBops); Campari, Cadbury, Nestlé. Tribanco (Grupo Martins), CIP – Congregação Israelita Paulista – YAD, Faculdade Franco Montoro (Mogi Guaçu/SP), UNICAMP (Trote da Cidadania), Instituto EDP (Energias do Brasil), Report Comunicação, CPM Braxis, HSBC, Santander, Fundação Itaú Social, UNINOVE, Coca Cola, Rede Lares, Hebraica (Meida) entre outros.

    Desde setembro de 2010, Ricardo atua como Consultor de Jogos e Dinâmicas do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e atua como Game Designer para Jogos Sustentáveis.

    Nos últimos sete anos proferiu palestras sobre os temas de sustentabilidade, consumo consciente e marketing ambiental. É fellow da ABDL – Associação Brasileira de Lideranças para o Desenvolvimento de Lideranças e mebro do LEAD International – Leadership for Environment and Development onde atua na área de Desenvolvimento de Lideranças para a Segurança Climática. É associado da CASA 7 – Memórias e Aprendizagens e da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

    É um dos fundadores da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade onde hoje é um dos membros do Conselho Deliberativo da entidade.

  • Ismael Rocha - Diretor Acadêmico da ESPM SP e Coordenador da ESPM Social

    Ismael Rocha

    Mercadólogo formado pela  ESPM e pela UTA – University of Texas at Arlington.

    Mestre em Sociologia da Religião; professor universitário; autor de livros didáticos nas áreas de Pesquisa de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade, com artigos publicados em revistas, jornais e participação em Congressos no Brasil e no exterior.

    Diretor Acadêmico da ESPM SP, Fundador e Coordenador da ESPM Social.

    Consultor de Marketing e Planejamento Estratégico para empresas, ONGs, Institutos e Fundações.

    Doutorando em Educação.

  • Jéssica Ferrari - Responsável pela Área de Comunicação do Centro Sebrae de Sustentabilidade

    Jéssica Ferrari

    Publicitária com especialização em Marketing Empresarial, mestrado em Administração na linha de pesquisa Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formação em Sustentabilidade pela Universidade Corporativa (UC-Sebrae). Experiência de aproximadamente 10 anos em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação, Gestão de Marcas e Comunicação para a Sustentabilidade. Atualmente é responsável pela Área de Comunicação do Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade de referência nacional do Sebrae sobre o tema.

  • João Luis Pirola - Gerente de Prospecção da INSEED Investimentos

    João Luis Pirola

    Graduado em Engenharia de Controle e Automação (UNICAMP e ENSAM – Paris), com extensão em M&A (FGV-EAESP).

    Atuou na mesa de operações do Safra Asset Management e na área de Inteligência de Mercado da Procter&Gamble. Como consultor em inovação tecnológica na Inventta, empresa do Grupo Instituto Inovação, desenvolveu projetos para empresas como Petrobras, Promon, Natura e Banco BMG.Trabalhou na estruturação de Programas de Transferência de Tecnologia e Planejamento Estratégico em mais de 40 Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) em universidades e centros de pesquisa do Brasil, principalmente SP, RS e SC.

    É responsável pela prospecção do Fundo FIP INSEED FIMA – desde planejar e dar suporte a ações que gerem um fluxo de oportunidades de qualidade até a negociação dos termos finais do negócio e efetivação do aporte.

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade
O que a minha PME precisa fazer para vender para esta grande empresa mais sustentável?

  • _ Mediador: João Francisco de Carvalho - Sócio diretor da The Key

    João Francisco de Carvalho

    Formado em Administração de Empresas, sócio-diretor da The Key – Prosperar na Nova Economia, empresa de consultoria e assessoria em inovação sustentável e responsabilidade social. Com 14 anos de experiência no tema, realizou trabalhos para empresas como Petrobras, Ecorodovias, Accenture, Liberty Seguros, Serasa, Aché Laboratórios, Natura, Lacta, Unilever, Philips, Rede Farmais, Magazine Luiza, Mattos Filho Advogados, Calçados Samello, entre outras. Gestor do Mercado Ético, plataforma considerada referência em sustentabilidade junto a formadores de opinião e tomadores de decisão em sustentabilidade. Idealizou e implementou a Estação de Sustentabilidade da Expomanagement, maior evento para executivos da América Latina. Em 2006 fundou o INDES – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, OSCIP que desenvolve e implementa projetos de educação em vários estados brasileiros.

  • Alcely Barroso - Executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil

    Alcely Barroso

    lcely Barroso é a executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, área responsável pelo investimento social da empresa, incluindo Leis de Incentivo Fiscal e pelo relacionamento com Fundações, Associações e áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade dos clientes e parceiros da IBM.

    Na IBM Brasil há 5 anos e com experiência de 13 anos na área de sustentabilidade, a executiva foi docente universitária por 7 anos, gestora de organização social e avaliadora de projetos de investimento social empresarial. Apoiou a disseminação do conceito de Tecnologia Social e Políticas Públicas em projeto para o Ministério da Ciência e Tecnologia e teve passagem pela Microsoft Brasil sendo responsável pelo investimento social da empresa no Brasil durante 4 anos. Atualmente é membro do conselho de várias organizações sociais como Parceiros Voluntários, Alampyme – Associação Latino Americana de Pequenas e Microempresas, Instituto de Tecnologia Social e GSI – Global Social Impact.

    Foi aluna da primeira turma de MBA em Empreendedorismo Social pela FIA – Fundação Instituto de Administração da USP, tem Doutorado e Mestrado em Ciências Bioquímicas pela Universidade de São Paulo e graduada em Odontologia também pela mesma Universidade.

  • Cláudio Boechat – Professor e Pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral

    Cláudio Boechat

    Especialista em Engenharia Econômica, Fundação Dom Cabral – FDC. Certified Quality Engineer, pela American Society for Quality.

    Professor e Pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral – FDC.

    Representante da FDC  na “Globally Responsible Leadership Initiative”, da Fundação Européia para o Desenvolvimento da Gestão.

    Representante do Brasil na “Principles for Responsible Busines Education Taskforce”, do Global Compact/Nações Unidas, em 2010.

  • Henrique Petersen Paiva - Gerente de Sustentabilidade da Siemens Brasil e Diretor Executivo da Fundação Siemens Brasil

    Henrique Petersen Paiva

    Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP, com mais de 10 anos de experiência nacional e internacional em empresas Multinacionais, em funções de Estratégia, Marketing e Sustentabilidade. Atualmente atua como gerente de Sustentabilidade da Siemens Brasil e Diretor Executivo da Fundação Siemens Brasil.

Intervalo para almoço

Experiências e melhores práticas das Pequenas e Médias Empresas
Apresentando a minha PME e a minha experiência com o tema da sustentabilidade. (Dinâmica Aquário-Apresentação de empresas)

  • _ Mediador: Marcus Nakagawa - Presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, Sócio-diretor da iSetor

    Marcus Nakagawa

    Sócio diretor da iSetor, palestrante, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais, professor da ESPM e FMU, nas questões de responsabilidade socioambiental e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; e consultor em sustentabilidade empresarial.

    Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIMFiatFundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

    Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

    Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos; e, atualmente, é conselheiro do Instituto Aracatide mobilização juvenil e do Instituto Filantropia de democratização da informação técnica relacionada ao Terceiro Setor.

  • Francisco Luiz Biazini Filho - Sócio e Diretor Técnico da Rede Resíduo

    Francisco Luiz Biazini Filho

    Sócio da REDERESIDUO.com. Doutorando em Responsabilidade Social na Energia Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), especialista (MBA) em Segurança da Informação e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Conselheiro da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade e do Forum de Desenvolvimento da Zona Leste. Fundador e conselheiro do GAO: Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ABNT NBR ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social e membro de diversas outras organizações. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (1990). Atualmente é vice presidente de tecnologia – Programa Nacional Cidade Digital, diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social, coordenador de comunicação do Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000, diretor presidente – Transforma Cooperativa de trabalhadores em Reciclagem e Tecnologia da infor e diretor técnico – Sistema Ciclo Processamentos Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo, Negócios sustentáveis, responsabilidade social, ISO 26000, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, empreendedorismo, resíduos sólidos, revalorização de resíduos, reciclagem.

  • Vanessa Martins - Sócia da Torigoe oficina automotiva Sustentável

    Vanessa Martins

    Nutricionista, especialista em Nutrição Clinica, 2010 especializou em gestão administrativa para assumir seu negócio, Sócia da Torigoe oficina automotiva Sustentável, gestora de projetos e colaboradora para empoderamento do GAEQ – Grupo Automotivo de Excelência e Qualidade  Projeto Empreender Unir para Crescer, com especialização em Sustentablidade.

Intervalo para café

Ferramentas, metodologias e processos para tornar PME mais sustentável
O que fazer? Como fazer? Como é o passo a passo?

  • Alexandre Mac Dowell - Sócio/Diretor da Conethics e diretor/presidente da ABRAPS

    Alexandre Mac Dowell

    É sócio-diretor da Conethics – Consultoria em Sustentabilidade. E diretor-presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

    É graduado em Comunicação Social pela ESPM-SP, com especializações em Negócios Internacionais e Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e MBA pela Universidade Bocconi em Milão – Itália.

    Tem 18 anos de atuação profissional como executivo de empresas e consultor para organizações de diversos portes e segmentos (públicas, privadas e sem fins lucrativos e organismos multilaterais). Atuou nas áreas de comunicação, marketing, sustentabilidade, captação de recursos, tecnologia e operações. E possui experiências internacionais nas Américas, Ásia, Oriente Médio e Europa.

    Como executivo, trabalhou nas empresas Samarco Mineração e VCP/Fibria liderando processos de comunicação corporativa, relacionamento com mercados, sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e relacionamento com stakeholders. Tendo participado ativamente na criação das áreas de sustentabilidade dessas empresas. Também foi diretor de operações e tecnologia na Memes Educação – do segmento de tecnologia educacional.

    No seu histórico de consultoria tem organizações como UNESCO/BID, UNODC, Sebrae Nacional, Caixa Seguros, FIEMG – Federação das Industrias de Minas Gerais, Natura, Instituto C&A, Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária, Ashoka Empreendedores Sociais, Viva Rio, ISER, Save the Children, entre outras.

    Foi presidente do Clube de Ética da Bocconi, representante no Brasil da IAVE – International Association for Volunteer Effort, vice-presidente do Movimento Capixaba de Voluntariado e membro do conselho da ADVB-ES.

  • Ana Lucia Suzuki - Diretora de Sustentabilidade da CR Brasil

    Ana Lucia Suzuki 

    . Graduação em Administração pela FGV

    . Pós Graduação em MKT pela ESPM

    . MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA-USP

    . 10 anos de atuação em MKT e Planejamento Estratégico

    . 10 anos de experiência em implementação da sustentabilidade em empresas de médio e grande portes, nacionais e transnacionais

    . 3 anos como Presidente da Câmara Técnica de Gestão Sustentável do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

    . 3 anos como membro do comitê editorial da revista Brasil Sustentável

  • Rodrigo Hisgail Nogueira - Consultor do Sebrae-SP

    Rodrigo Hisgail Nogueira

    Economista e mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PUC-SP, 2007 e 2014) e consultor em desenvolvimento de novos negócios (Sebrae-SP, 2010), atuando principalmente na elaboração de soluções educacionais para gestão empresarial e processos gerenciais.

  • Sergio Miletto - Presidente da Agência SP de Desenvolvimento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

    Empresário do setor cultural.

    Presidente da ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Emprendedorismo.

    Presidente de ALAMPYME•Br – Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa – Capítulo Brasil e Secretario Geral de Alampyme AL e por estas entidades é membro do Grupo Focal do Programa Mercosul Social e Participativo e do Fórum de Participação Cidadã de Unasul.

    Diretor e Fundador de de Eurolatim 98% – Associação Eurolatinoamericana de Micro Pequenas e Médias Empresas e do Clube de Quito.

    Atua na sensibilização de empresários, sociedade civil e poder público para um desenvolvimento local sustentável a partir da valorização dos saberes e fazer populares e tradicionais que devem ser transformados em tecnologia social que resultem em ativos econômicos.

  • Taisa Caires - Coordenadora de Educação Socioambiental da Fundação Espaço Eco

Encerramento

Informações

Local: Amcham - Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antônio - São Paulo - SP
Data: 20 de outubro de 2014
Horário: 8h às 18h

Contato

E-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br
Telefone: (11) 2579-6815
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sustentabilidadepme

Fran Oliveira - Assessoria de Imprensa

E-mail: fran@oficinadacomunicacao.inf.br
Telefone: (11) 2275-0833 | (11) 99210-8191
Site: http://www.oficinadacomunicacao.inf.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PELO SITE

Esperamos você lá!

Amcham - Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antônio - São Paulo - SP

Entre em Contato

Preencha o formulário ou entre em contato via telefone (11) 2579-6815, ou através do e-mail contato@sustentabilidadepme.com.br.

Nome

Data de nascimento

Seu e-mail

Telefone

CPF ou CNPJ

Empresa

Cargo

Localização

Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antonio (Zona Sul) - São Paulo - SP