Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, propõe:

  • Identificar e apresentar as melhores práticas das pequenas e médias empresas;
  • Aproximar as PMEs das grandes empresas que estão trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável;
  • Debater e mostrar quais são as dificuldades das PMEs para se tornarem um fornecedor mais sustentável, bem como das grandes empresas de formarem a sua cadeia de suprimentos com critérios de sustentabilidade;
  • Apresentar possíveis soluções e estudos sobre sustentabilidade focada nas pequenas e médias empresas;
  • Apresentar soluções e boas práticas do Sebrae para este tema por meio do Portal na internet, do SebraeTec e do Centro Sebrae de Sustentabilidade;

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Abertura

  • Ana Cristina Nascimento - Chefe da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema Firjan
  • Diretor do SEBRAE-RJ: Armando Clemente

    MSC em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, graduado em Desenho Industrial também pela UFRJ. Além de professor, ocupou diversas funções, como Sub-Reitor de Desenvolvimento de Extensão, Diretor Administrativo da COOPE, Vice- coordenador do Programa de Engenharia de produção. Foi subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e secretário executivo da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC).

  • Idealizador do projeto: Marcus Nakagawa - sócio diretor da iSetor

A sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas
Como fazer negócios mais sustentáveis com a minha PME?

  • Cláudio Boechat – Professor e Pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral

    Cláudio Boechat

    Especialista em Engenharia Econômica, Fundação Dom Cabral – FDC. Certified Quality Engineer, pela American Society for Quality.

    Professor e Pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral – FDC.

    Representante da FDC  na “Globally Responsible Leadership Initiative”, da Fundação Européia para o Desenvolvimento da Gestão.

    Representante do Brasil na “Principles for Responsible Busines Education Taskforce”, do Global Compact/Nações Unidas, em 2010.

  • _Mediadora: Laurelena Palhano - Laboratório SAGE da COPPE/UFRJ

    Sócia Diretora da Gaia Sustentável. Doutoranda e Mestre em Engenharia da Produção com foco de pesquisa em Sustentabilidade Organizacional pela COPPE/UFRJ. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo IE-UFRJ. Graduada em Administração. Membro da equipe de pesquisa do SAGE-COPPE/UFRJ. Atua com atividades de formação, consultoria  e assessoria especializada em Gestão Estratégica para Sustentabilidade, Responsabilidade Social Empresarial, Voluntariado Empresarial e Investimento Social Privado. Já atuou junto a FURNAS, FIRJAN, CSN, Souza Cruz, Cimentos Tupi, Michelin, WilsonSons, SESC Nacional, UNILEHU, SCJohnson, Clinica São Vicente, Fundação Iochpe,  LLX, MPX, Fundação Real Grandeza, entre outras.

Ferramentas, metodologias e processos para tornar PME mais sustentável
O que fazer? Como fazer? Como é o passo a passo?

  • _Mediadora: Alda Marina Campos - Sócia Diretora da PARES e Professora da Pós Graduação da PUC/RJ e do IGEC/FACHA

    Professora na Pós-Graduação do IGEC/FACHA, no MBA do IAG-PUC-Rio, e na Pós-Graduação em Direito Empresarial da PUC-Rio em disciplinas de Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade, Ética e Terceiro Setor. Trabalhou de 1997 a 2004 como executiva no segundo setor (Coca-Cola, Prudential-Bradesco Seguros, SulAmérica Seguros e JR Consultores Associados) e, de 2005 a 2010, no terceiro setor como Diretora Executiva do Instituto da Criança. Em 2010 fundou a PARES, empresa de consultoria em gestão e treinamento que assessora processos de desenvolvimento de pessoas, empresas, institutos, fundações, federações e conselhos, com o uso de metodologias participativas, e o Instituto PARES, lado voluntário que atua em rede com outras organizações com a missão de gerar e compartilhar conhecimento.

  • Flavia Siqueira - Coordenadora de Responsabilidade Social do Sistema Firjan

    Coordenadora de Mobilização Empresarial da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN. Graduada em Administração e pós graduada em Marketing pela PUC/RJ, atua há 15 anos na área de responsabilidade social corporativa, por meio de consultoria às empresas para implementação da gestão da responsabilidade social, focalização estratégica do investimento social privado e organização de eventos sobre temas relacionados à responsabilidade social.

  • Paulo Roberto Furio - Gerente do Centro de Tecnologia SENAI Ambienal

    Graduação  em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (1994), Pós-graduação em Gestão Estratégica pela UCAM (1999), Especialização em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ (2010) e Mestrado em Administração pela FGV-EBAPE (2005). Atualmente, é o responsável pela Gestão do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental. Coordena projetos ambientais em empreendimentos de médio e grande-portes, implementa projetos setoriais para adequação ambiental às normas técnicas e legislação em micro e pequenas empresas. Promove a implantação de projetos de inovação em meio ambiente e programas de produção e consumo sustentáveis através de fomento. Representa o SENAI-RJ em fóruns técnicos relacionados ao tema ambiental e sustentabilidade

  • Ricardo Wargas - Gerente da Área de Soluções e Inovação no Sebrae RJ

    Graduado em Engenharia Elétrica, especializado em Sistemas de Potência e em Sistemas de Gestão da Inovação.

    Atuação no Sistema Sebrae desde 1983 no desenvolvimento de projetos de Eficiência Energética, Projetos de Inovação e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável para micro e pequenas empresas.

    No momento, atuando como gerente da Área de Soluções e Inovação no Sebrae no Rio de Janeiro.

Intervalo para almoço

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade.
O que a minha PME precisa fazer para vender para esta grande empresa mais sustentável?

  • _Mediadora: Ana Cristina - Assessora Chefe de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN

    Assessora Chefe de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, graduada em administração com pós-graduação em marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de responsabilidade social com foco na gestão empresarial, na focalização do investimento social privado e no desenvolvimento de projetos sociais e de inovação social, de forma a contribuir para a sustentabilidade das empresas e da sociedade.

  • Henrique Petersen Paiva - Gerente de Sustentabilidade da Siemens Brasil e Diretor Executivo da Fundação Siemens Brasil

    Henrique Petersen Paiva

    Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP, com mais de 10 anos de experiência nacional e internacional em empresas Multinacionais, em funções de Estratégia, Marketing e Sustentabilidade. Atualmente atua como gerente de Sustentabilidade da Siemens Brasil e Diretor Executivo da Fundação Siemens Brasil.

  • José Miguel Guilhon - Gerente de Compras, Marketing & Retails da L’Oréal Brasil

    JOSÉ MIGUEL GUILHON é administrador formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu MBA em Marketing no IAG da mesma instituição no ano de 2003. Sua trajetória profissional inclui quatorze anos de experiência em grandes empresas multinacionais –Trabalhou 10 anos em uma empresa de Petróleo e distribuição de Combustíveis nas áreas de Compras, Marketing e Vendas tendo se especializado em gerenciamento de categoria e estratégia. Nos últimos 4 anos, esteve responsável por suprimentos para operações de uma empresa mineradora comprando categorias de materiais e serviços de grande porte nos mercados internacional e nacional. Desde Janeiro deste ano, é responsável pela área de Compras de Marketing e Varejo da L’OREAL Brasil e membro do comitê de sustentabilidade da cia.

     

  • Patricia Menezes – Executiva de Cidadania Corporativa para América Latina da IBM

Experiências e melhores práticas das Pequenas e Médias Empresas
Apresentando a minha PME e a minha experiência com o tema da sustentabilidade. (Dinâmica Aquário-Apresentação de empresas)

  • _ Mediador: Marcus Nakagawa - Presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, Sócio-diretor da iSetor

    Marcus Nakagawa

    Sócio diretor da iSetor, palestrante, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais, professor da ESPM e FMU, nas questões de responsabilidade socioambiental e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; e consultor em sustentabilidade empresarial.

    Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIMFiatFundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

    Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

    Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos; e, atualmente, é conselheiro do Instituto Aracatide mobilização juvenil e do Instituto Filantropia de democratização da informação técnica relacionada ao Terceiro Setor.

  • Elissandra – Diretora Administrativa da KVG Engenharia

    Contabilista, graduando em Gestão de RH , 25 anos de experiência em comércio, administração de empresas da industria da Construção, há 09 anos sócia e diretora administrativa da empresa KVG Engenharia, membro da diretoria do Sindicato Patronal SINDUSCON-SF  desde 2009.

  • Felipe Nunes Lima - Gerente de Operações na Empresa Nunes de Resende

    Engenheiro de Produção pela Faculdade de Engenharia de Resende, com experiência Administração de Empresas, gerenciamento de projetos e construção de novas unidades fabris.

  • Francisco Luiz Biazini Filho - Sócio e Diretor Técnico da Rede Resíduo

    Francisco Luiz Biazini Filho

    Sócio da REDERESIDUO.com. Doutorando em Responsabilidade Social na Energia Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), especialista (MBA) em Segurança da Informação e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Conselheiro da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade e do Forum de Desenvolvimento da Zona Leste. Fundador e conselheiro do GAO: Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ABNT NBR ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social e membro de diversas outras organizações. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (1990). Atualmente é vice presidente de tecnologia – Programa Nacional Cidade Digital, diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social, coordenador de comunicação do Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000, diretor presidente – Transforma Cooperativa de trabalhadores em Reciclagem e Tecnologia da infor e diretor técnico – Sistema Ciclo Processamentos Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo, Negócios sustentáveis, responsabilidade social, ISO 26000, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, empreendedorismo, resíduos sólidos, revalorização de resíduos, reciclagem.

  • Jaqueline Rangel - Sócia Diretora da Ryjor Confecções de Roupas

    Pedagogia  pela Universidade Candido Mendes. Com experiencia em RH e atualmente  no gerenciamento nos processos fabris.

Café de networking e encerramento

Informações

Local: Sede do Sistema FIRJAN – 2º Andar – Centro de Convenções / Av. Graça Aranha, 1, 2º Andar – Centro, Rio de Janeiro
Data: 30 de Julho
Horário: 9h30 às 17h30

Rio de Janeiro

Telefone: 0800 0231 231 ou (21) 4002-0231

Contato

E-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br
Telefone: (11) 2579-6815
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sustentabilidadepme

Fran Oliveira - Assessoria de Imprensa

E-mail: fran@oficinadacomunicacao.inf.br
Telefone: (11) 2275-0833 | (11) 99210-8191
Site: https://www.oficinadacomunicacao.inf.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS GRATUITAMENTE NO DIA DO EVENTO.

(30 de julho na Sede do Sistema FIRJAN – 2º Andar – Centro de Convenções / Av. Graça Aranha, 1, 2º Andar – Centro, Rio de Janeiro a partir das 9h30)

Esperamos você lá!

Entre em contato

Preencha o formulário ou entre em contato via telefone pelo 0800 0231 231* (*Ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio) ou pelo 21 40020231 ** (**Custo de ligação local) e no (11) 2579-6815. Você também pode nos contatar através do e-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br.

Seu nome

Seu e-mail

Assunto

Mensagem

Localização

Sede do Sistema FIRJAN – 2º Andar – Centro de Convenções / Av. Graça Aranha, 1, 2º Andar – Centro, Rio de Janeiro