Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, propõe:

  • Identificar e apresentar as melhores práticas das pequenas e médias empresas;
  • Aproximar as PMEs das grandes empresas que estão trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável;
  • Debater e mostrar quais são as dificuldades das PMEs para se tornarem um fornecedor mais sustentável, bem como das grandes empresas de formarem a sua cadeia de suprimentos com critérios de sustentabilidade;
  • Apresentar possíveis soluções e estudos sobre sustentabilidade focada nas pequenas e médias empresas;
  • Apresentar soluções e boas práticas do Sebrae para este tema por meio do Portal na internet, do SebraeTec e do Centro Sebrae de Sustentabilidade;

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Abertura

A sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas
Como fazer negócios mais sustentáveis com a minha PME?

  • _Mediador: Silvia Franz Marcuzzo - Diretora da ECOnvicta – Comunicação para a Sustentabilidade.

    Silvia Franz Marcuzzo jornalista, com atuação multidisciplinar, facilitadora de grupos. Experiência de  22 anos na área de comunicação e meio ambiente. Foi consultora da FAO\ONU em projeto na Amazônia, assessora de comunicação da Rede de ONGs da Mata Atlântica em Brasília e da Secretaria do Meio Ambiente do RS e Fepam. Trabalhou ainda no Ibama em Brasília, no CRBio 3ª Região e em projetos da Apremavi SC. Escreveu para as revistas Página 22, da FGV\ GV-Ces para os portais Envolverde, EcoAgência, O ECO e Mercado Ético, onde mantem seu blog.  Colaboradora freelancer do jornal Extra Classe, do Sinpro\RS. Diretora da ECOnvicta – Comunicação para a Sustentabilidade.

  • Andréa de Lima - Diretora da Cello Comunicação

    Jornalista, também atua como consultora em comunicação e tendências. Foi gerente de Comunicação do WWF-Brasil, Instituto Ethos. diretora de Conteúdo e Sustentabilidade da Selulloid AG, atendendo clientes em comunicação e planejamento estratégico como Vale, Oi, Honda, C&A, Banco do Brasil, Itaú, Michelin, MercedesBenz, entre outros. Trabalhou mais de 15 anos em veículos da grande imprensa como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e editoras Abril e Segmento. Lecionou jornalismo social na ECA-USP, além de mídias institucionais, ética, comunicação corporativa, institucional, mídias digitais e plataformas convergentes na PUC-SP e Mackenzie-SP.

  • Jéssica Ferrari - Responsável pela Área de Comunicação do Centro Sebrae de Sustentabilidade

    Jéssica Ferrari

    Publicitária com especialização em Marketing Empresarial, mestrado em Administração na linha de pesquisa Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formação em Sustentabilidade pela Universidade Corporativa (UC-Sebrae). Experiência de aproximadamente 10 anos em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação, Gestão de Marcas e Comunicação para a Sustentabilidade. Atualmente é responsável pela Área de Comunicação do Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade de referência nacional do Sebrae sobre o tema.

  • Luis Felipe Nascimento - Coordenador do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação - GPS da UFRGS

    Luis Felipe Nascimento

    Possui graduação em Engenharia Elétrica  e mestrado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Economia e Meio Ambiente pela Universidade de Kassel, na  Alemanha e pós-doutorado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. É Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq. Suas linhas de pesquisa são “Educação para Sustentabilidade” e “Gestão de Cadeias de Suprimento Sustentáveis”.

  • Márcio Mostardeiro - Pesquisador e professor de Gestão para a Sustentabilidade

    Atual Chefe de Gabinete da Secretaria de Governança Local de Porto Alegre, é Economista pela PUC/RS, fez PhD pela University of Western Sydney e Mestrado pela PUC/RS, ambos em Administração. Também possui especializações pela ESPM em Marketing e em Projetos Sociais e Culturais pela UFRGS. Trabalhou 8 anos no grupo RBS, onde foi coordenador de responsabilidade social corporativa pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade
O que a minha PME precisa fazer para vender para esta grande empresa mais sustentável?

  • _Mediador: Vanessa Cabral Gomes – Empresária e Consultora de Gestão em Sustentabilidade

    Relações Públicas – Conrerp/4ª nº 2761, formada pela UFRGS, especialista em gestão do ambiente e sustentabilidade pela FGV. Experiência de 11 anos em Comunicação Corporativa, atuando há nove anos com foco em sustentabilidade. Desenvolve projetos de gestão em sustentabilidade e de comunicação para a sustentabilidade, em organizações do primeiro, segundo e terceiro setor. Atualmente é sócia/Diretora Executiva da Casa da Sustentabilidade, sócia/Gestora da EcoBike Courier, sócia fundadora e Conselheira da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, membro da Diretoria Executiva do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região, ocupando o cargo de Secretária-Geral e Voluntária da Net Impact Porto Alegre.

  • João Carlos Vogt - colaborador da empresa MERCUR S.A

    JOÃO CARLOS VOGT, colaborador da empresa MERCUR S.A,  atua no projeto do Laboratório Mercur de Inovação Social, que  propõe a descoberta de novas formas de interação entre a indústria (sua estrutura, produtos, trabalhadores e seus dependentes), a comunidade (pessoas e instituições) e o meio ambiente, para muito além de produzir para o consumo.

     

  • Laura Rocha - Analista de Responsabilidade social em Cadeia de Negócios

    Graduada em Engenharia pela Universidade Federal do RGS, com MBA em Gestão de Projetos pela Unisinos. Participou de missões e encontros internacionais sobre modelos de Gestão na Alemanha e Áustria, além de integração com projetos na América Latina. Possui 12 anos de experiência no SEBRAE/RS atuando ativamente nos últimos 4 com projetos de Encadeamento Produtivo, buscando a promoção e desenvolvimento de micro, pequenas e grandes empresas. Atualmente é Gestora de Projetos Sociais na Cadeia de Negócios da Gerdau, instrutora nas instituições de ensino FUNDATEC e CDL, além de ser voluntária e avaliadora no Prêmio de Qualidade MPE Brasil e no PMI/RS (Project Management Institute, capítulo RS).

Intervalo para almoço

Experiências e melhores práticas das Pequenas e Médias Empresas
Apresentando a minha PME e a minha experiência com o tema da sustentabilidade. (Dinâmica Aquário-Apresentação de empresas)

  • _ Mediador: Marcus Nakagawa - Presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, Sócio-diretor da iSetor

    Marcus Nakagawa

    Sócio diretor da iSetor, palestrante, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais, professor da ESPM e FMU, nas questões de responsabilidade socioambiental e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; e consultor em sustentabilidade empresarial.

    Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIMFiatFundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

    Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

    Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos; e, atualmente, é conselheiro do Instituto Aracatide mobilização juvenil e do Instituto Filantropia de democratização da informação técnica relacionada ao Terceiro Setor.

  • Francisco Luiz Biazini Filho - Sócio e Diretor Técnico da Rede Resíduo

    Francisco Luiz Biazini Filho

    Sócio da REDERESIDUO.com. Doutorando em Responsabilidade Social na Energia Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), especialista (MBA) em Segurança da Informação e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Conselheiro da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade e do Forum de Desenvolvimento da Zona Leste. Fundador e conselheiro do GAO: Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ABNT NBR ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social e membro de diversas outras organizações. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (1990). Atualmente é vice presidente de tecnologia – Programa Nacional Cidade Digital, diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social, coordenador de comunicação do Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000, diretor presidente – Transforma Cooperativa de trabalhadores em Reciclagem e Tecnologia da infor e diretor técnico – Sistema Ciclo Processamentos Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo, Negócios sustentáveis, responsabilidade social, ISO 26000, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, empreendedorismo, resíduos sólidos, revalorização de resíduos, reciclagem.

  • Júlio Wilasco - Diretor da EcoBike Courier

    Formado em Medicina Veterinária UFRGS, Especialização Gestão em Saúde UFRGS e Mestrado Administração – Marketing UFRGS. É Superintendente de Marketing da Unimed Porto Alegre e Diretor da EcoBike Courier. Em 2013, ao buscar um fornecedor para atender a Unimed, conheceu a EcoBike Courier. A paixão foi tão grande, que assumiu o desafio de trazer uma franquia da empresa de entregas sustentáveis para Porto Alegre. Desde então, busca transformar a Unidade em uma franquia modelo em sustentabilidade, com uma gestão voltada para a geração de valor compartilhado.

    Atribui o êxito em sua carreira a paixão pelo que se faz, a disciplina, a identificação com a proposta e o projeto empresarial, ao comprometimento e a capacidade de enfrentar desafios e resultados.

  • Marcus Palma - Diretor da OTSER – Gestão de Resíduos Eletrônicos

    Formado em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Unisinos, consultor de TI na empresa MP Assessoria, diretor da Otser – Gestão de Resíduos Eletrônicos, responsável pela implantação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008 na Otser, auditor interno ISO 9001:2008.

Intervalo para café

Ferramentas, metodologias e processos para tornar PME mais sustentável
O que fazer? Como fazer? Como é o passo a passo?

  • _Mediador: Fabiola Pecce

    Fabíola é fundadora da Pasárgada – Oficina de sustentabilidade, uma organização que ajuda a criar a economia circular em diferentes contextos. Em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil promoveu recentemente a Semana Lixo Zero no Rio Grande do Sul. Com um perfil técnico-aliado, atua na criação e implementação de programas de consciência ambiental dando ênfase para logística reversa como ferramenta e estratégia.

  • Camila Luconi Viana - Coordenadora de sustentabilidade na ThyssenKrupp Elevadores

    Administradora com Ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela Unisinos, MBA em Finanças e Controladoria e está finalizando seu MBA em Meio Ambiente e Sustentabilidade também pela FGV. Mestranda em Gestão e Negócios pela Unisinos na linha de pesquisa inovação e sustentabilidade, certificada como LEED Green Associate pelo USGB. Atua como coordenadora de sustentabilidade na ThyssenKrupp Elevadores e é membro da ONG Net Impact de Porto Alegre desde 2011. Há dois anos é umas líderes do núcleo Impact at Work que visa promover o intraempreededorismo sustentável no Rio Grande do Sul.

  • Karen Mendes Santos - Diretora da Difere Comunicação e Sustentabilidade.

    Karen Mendes Santos, Jornalista, especialista em Comunicação Estratégica (Senac) e Gestão do Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Integrante desde 2002 da Rede Ethos de Jornalistas, atua há mais de 10 anos em gestão da comunicação para sustentabilidade e em estratégias de gestão para a sustentabilidade. Tem experiência em implantação de processos de Engajamento das Partes Interessadas, Relacionamento Comunitário, Educação Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental, Programa de Voluntariado Corporativo e elaboração de relatórios de Sustentabilidade, desenvolvidos para clientes como AES Sul, Refap/Petrobrás, Celulose Riograndense, Clave Incorporações, Alpar do Brasil entre outros.

  • Marta Alejandra Folha Pastorino - Gerente da área de Inovação e Tecnologia – SEBRAE/RS

    Marta Folha, formada em Química e em Direito, com Curso de Especialização em Inovação Tecnológica e Comércio Exterior na Fundação Dom Cabral.

    Experiência: Gerente de projetos, há 20 anos nas áreas de Captação de Recursos, Incubadoras de Empresas, Eficiência Energética, Gestão Ambiental e Inovação Tecnológica no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no  Rio Grande do Sul- SEBRAE/RS.

    Jurada em bancas de avaliação no Prêmio Finep de Inovação  e Prêmio Pesquisador Gaúcho.

Encerramento

Informações

Local: Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre Rua Cel. Vicente, nº 281 – Bairro Centro. Porto Alegre/RS.
Data: 20 de novembro de 2014
Horário: 8h às 18h

Contato

E-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br
Telefone: (51) 8332-2000 | (11) 2579-6815
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sustentabilidadepme

Fran Oliveira - Assessoria de Imprensa

E-mail: fran@oficinadacomunicacao.inf.br
Telefone: (11) 2275-0833 | (11) 99210-8191
Site: https://www.oficinadacomunicacao.inf.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PELO SITE

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS GRATUITAMENTE NO DIA DO EVENTO.

(20 de novembro no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Rua Cel. Vicente, nº 281 – Bairro Centro, a partir das 8h30)

Esperamos você lá!

Entre em Contato

Preencha o formulário ou entre em contato via telefone (51) 8332-2000, ou através do e-mail contato@sustentabilidadepme.com.br.

Nome

Data de nascimento

Seu e-mail

Telefone

CPF ou CNPJ

Empresa

Cargo

Localização

Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre Rua Cel. Vicente, nº 281 – Bairro Centro. Porto Alegre/RS.