Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, propõe:

  • Identificar e apresentar as melhores práticas das pequenas e médias empresas;
  • Aproximar as PMEs das grandes empresas que estão trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável;
  • Debater e mostrar quais são as dificuldades das PMEs para se tornarem um fornecedor mais sustentável, bem como das grandes empresas de formarem a sua cadeia de suprimentos com critérios de sustentabilidade;
  • Apresentar possíveis soluções e estudos sobre sustentabilidade focada nas pequenas e médias empresas;
  • Apresentar soluções e boas práticas do Sebrae para este tema por meio do Portal na internet, do SebraeTec e do Centro Sebrae de Sustentabilidade;

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Abertura

A sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas
Como fazer negócios mais sustentáveis com a minha PME?

  • _Mediador: Fábio Cezar Aidar Beneduce – Coordenador Geral do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – ITEVA.

    Fábio Beneduce, físico, coordenador geral do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – ITEVA. Trabalha com energias renováveis desde o final da década de 70, e está envolvido em atividades relacionadas à sustentabilidade. É consultor para fomentar a Lei da Pesquisa e Desenvolvimento do setor energético, prestando serviços a cinco empresas do setor em três estados. No que tange à empregabilidade e empreendedorismo, desenvolve projetos que capacitam em Tecnologias da Informação e Comunicação jovens oriundos do ensino público, organizando-os em processos produtivos e viabilizando a formação de empresas sociais com base tecnológica. Como gestor do ITEVA instaurou um programa de participação junto à sociedade civil dando suporte a outras entidades do terceiro setor, como também atuando em políticas públicas com assento em quatro conselhos, sendo: Conselho Municipal de Assistência Social de Aquiraz; Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Aquiraz; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará; e Conselho de Administração do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho.

  • Maristela Crispim - Jornalista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC) e professora em Gestão Ambiental da UNIFOR

    Mini currículo _ Maristela Crispim

    Jornalista – Universidade Federal do Ceará (UFC) (1992)

    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente– UFC (2008)

    Professora – Comunicação Ambiental– Especialização em Gestão Ambiental – Universidade de Fortaleza (Unifor) (desde 2010)

    Redatora / Editora – blog Gestão Ambiental– Diário do Nordeste OnLine(desde 2011)

    Redatora / Editora – página Gestão Ambiental Negócios – Diário do Nordeste (desde 2004)

    Editora –Regional – Diário do Nordeste (atual)

    Editora – Reportagem Especial– Diário do Nordeste(2010-2014)

    Redatora Reportagem Especial– Diário do Nordeste(2006-2010)

    Repórter editoria de Cidade – Diário do Nordeste (1992-1995 e 1997-2006)

    Assessora de Imprensa – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)(1995-1997)

    Membro – Earth Journalism Network (EJNet) (desde 2012)

    Membro – Red de Comunicación Ambiental de América Latina y El Caribe (RedCalc) (desde 2004)

    Membro – Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA) (desde 2002)

  • Professor Albert Brasil Gradvohl – Coordenador Especial de Limpeza Urbana junto a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, e Membro Honorário da Comissão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará

    O Prof. Albert Gradvohl é possuidor de larga experiência no campo da gestão ambiental de resíduos sólidos, tendo participado do desenvolvimento de importantes projetos no âmbito nacional e internacional. Sua atuação técnica, vai desde assessoria sócio-ambiental, assim como P&D. Albert Gradvohl é professor MS. em administração de empresas com área de concentração em Gestão de Marketing Ambiental e Especialista em Métodos Quantitativos de Planejamento. Atualmente, é professor de Gestão Econômica Ambiental do Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. No campo da Extensão e Pós-Graduação possui ênfase em Sistema de Gestão Econômica Ambiental e ISO 14.000, além do marketing de Embalagens de Celulose, papel, papelão metal-plástico e vidro. Desempenha desde 1993, relevantes trabalhos junto a empresas nacionais e internacionais. É consultor internacional da OEI – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBÉRO-AMERICANOS.

    No ano de 1996, participou com o trabalho “COLLECTION AND RECYCLING OF PACKAGING” da Conferência Internacional na cidade de SHEFFIELD na Inglaterra para a elaboração do “STRATEGIC PLANNING AND DEVELOPMENT”, plano esse editado pela SHEFFIELD HALLAM UNIVERSITY, destinado aos PAÍSES AFRICANOS. O referido trabalho científico, foi escolhido e aprovado por essa Universidade Inglesa, ficando entre os 20 melhores dos 115 apresentados pelos representantes dos demais países. Em 2002, foi Secretário de Meio Ambiente e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, cargos que possibilitou implantar projetos, como: ESPAÇO VERDE ZÉ PINTO, um trailer com acervo para promover Educação Ambiental em comunidades, a ILHA DIGITAL MÓVEL para disseminar o conhecimento digital de forma itinerante,e a Regulamentação da Lei nº 13.103,que trata da Política Gestão dos Resíduos Sólidos do Ceará

    fff

    Em 2007, criou a metodologia do Consócio do Lixo em parceria com o SEBRAE-CE, que funciona junto a Sociedade de Reciclagem de Lixo do Pirambú- SOCRELP. No mesmo projeto, foi criado o SINDIVERDE, sendo o primeiro sindicato de empresas recicladoras do Brasil.

    Em 2006 participou efetivamente do Projeto ECOELCE, realizado através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regido pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. A COELCE – concessionária d energia elétrica do Ceará, a KNBS Knowledge Networks & Business Solutions e a UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Trata-se de uma Coleta Seletiva onde as pessoas trocam resíduos recicláveis por “bônus” na conta de energia.

    Em 2009, participou como conferencista da Delegação Brasileira na COP 15 em Copenhagen, cujo tema apresentado era a Importância da Gestão dos Resíduos em relação as mudanças Climáticas.

    Atualmente, o Prof. Albert Gradvohl é Coordenador Especial de Limpeza Urbana junto a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, e Membro Honorário da Comição Sócioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará.

  • Sampaio Filho – Diretor de Sustentabilidade da FIEC

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade
O que a minha PME precisa fazer para vender para esta grande empresa mais sustentável?

  • _Mediador: Ana Beatriz – Idealizadora do Portal Ação Humanitária

    Beatriz Gurgel é jornalista, especialista em Teoria da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ajuda Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto, Espanha, onde desenvolveu sua tese de mestrado sobre Gestão da Informação da Cruz Vermelha Indiana. Beatriz trabalhou em ONGs como a ABONG/Ceará, EUBRA – Euro-Brazilian Sustainable Development Council e a Central Única das Favelas – CUFA/Ceará, atuando em funções como Assessoria de Comunicação e de Projetos Sociais. Foi Coordenadora do Instituto FIEC de Responsabilidade Social e atualmente trabalha no SESI no desenvolvimento do Programa Sistema FIEC de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas. É idealizadora do Portal Ação Humanitária com informações sobre ajuda humanitária no Brasil e no mundo.

  • Cristiane Peres - gerente de relações com a comunidade da CSP, Companhia Siderúrgica do Pecém
  • Milene Pereira - RH e Responsabilidade Social da 3 corações
  • Verbena Medeiros – Coordenadora de Sustentabilidade da Unimed Fortaleza

    VERBENA MARIA MEDEIROS DA SILVA

    Mestre em Administração pela UFC

    Especialista em Responsabilidade Social, RH e marketing UECE/URCA

    Formação em Ciências Econômicas pela UERN

    Atualmente é Coordenadora de Sustentabilidade da Unimed Fortaleza

    Professora da Faculdade Darcy Ribeiro

    Sócia Diretora e Consultora da Aracê Consultoria & Treinamento

     

    Contatos: 085-8678-2280/9116-2718

    CNPJ – Unimed Fortaleza: 05.868.278/0001-07

Intervalo para almoço

Experiências e melhores práticas das Pequenas e Médias Empresas
Apresentando a minha PME e a minha experiência com o tema da sustentabilidade. (Dinâmica Aquário- apresentação de empresas)

  • Liana Feingold e Laura Rios – Arquitetas do Creatore ateliê de arquitetura e idealizadoras do Estar Urbano

    Criado em 2013, o Espaço Estar Urbano, idealizado pelas arquitetas urbanistas Laura Rios e Liana Feingold, objetiva revitalizar espaços públicos com o auxílio da iniciativa privada, realizando intervenções urbanas para reativar áreas públicas da cidade e estimular a presença de pessoas nas ruas. A presença de pessoas faz com que os espaços sejam percebidos como vivos e seguros, e isso é o principal requisito para a vida saudável da cidade.

    O Estar Urbano também estimula o uso de modais alternativos ao carro, como a bicicleta. A ideia é tornar as ruas mais amigáveis, ativando a recreação, o comércio local e restringindo o espaço dos automóveis nas cidades, pois nos espaços criados pelo Estar Urbano as prioridades são os pedestres e ciclistas.

    Solução desenvolvida em busca de uma urbanidade equilibrada e acessível, o Estar Urbano traz em sua proposta a reflexão sobre como ocupamos os espaços públicos da cidade, hoje ameaçados por diversos fatores. Com o auxílio da sociedade civil, o Estar Urbano nos dá a possibilidade de levar às ruas, espaços alternativos que nos resgatem a convivência. Focamos no conceito da urbanidade, buscando soluções funcionais dos mobiliários urbanos, agregando as intervenções de rua como inspiração e sensibilização.

    Devido à sua atuação, o Estar Urbano já recebeu diversas premiações, entre elas Prêmio Casa Cor Ceará 2013 e 2014, pelo Melhor Ambiente Sustentável, com os espaços Pátio dos Ventos e Estar Urbano. Em 2015 o Estar Urbano teve duas peças do seu mobiliário urbano, o Paraciclo L – Fant e o Banco Moove, selecionados para participar da Bienal Brasileira de Design, que este ano teve como tema Design Para Todos.

  • Marcio Rios – Diretor do GBFOR – Green Building for Cities

    Marcio Rios – Engenheiro

    Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Universidade Politécnica da Cataluña (Barcelona – Espanha) com especialização em Gestão Ambiental pela UNIFOR, MBA em Construção Sustentável pela UNIP – Universidade Paulista e mestrando em Estudos Ambientais pela UCES em Buenos Aires – Argentina. É professor do Curso de Pós-Graduação em Construção Sustentável da Universidade de Fortaleza.  Presidente da ONG Instituto Mão Pra Toda Obra que dá suporte às comunidades carentes através da melhoria das condições habitacionais. É colunista da sessão sustentabilidade da Revista Construção Ceará Imóveis e Arquitetura. Palestrante do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. Diretor do GBFOR – Green Building for Cities, empresa que desenvolve consultoria com foco na sustentabilidade do ambiente construído, coordenando projetos nacionais nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país e projetos com órgãos internacionais, como o UrbanLeds do ICLEI e ONU-Habitat.

  • Rafael Studart – Idealizador da empresa VIDA BR

    Rafael Studart, idealizador da empresa VIDA BR. Publicitário com especialização em design gráfico e estratégia de marketing.
    Adora trabalhar ouvindo chillout e comendo chocolate.

    Confira o Facebook da empresa com mais de 800.000 seguidores: www.facebook.com/vidabr

    Site: www.vidabr.com.br

Marcus Nakagawa – sócio diretor da iSetor e idealizador deste projeto (Ciclo de Seminário de Sustentabilidade para PMEs)

Ferramentas, metodologias e processos para tornar PME mais sustentável
O que fazer? Como fazer? Como é o passo a passo?

  • _Mediador: Christie Bechara – Idealizadora e Diretora na Cia Sustentável

    CHRISTIE BECHARA, Consultora em Sustentabilidade, Especialista em Responsabilidade Social Empresarial. Bacharel em Direito,  MBA em Gestão em Sustentabilidade pela FGV-SP, Especialização em Teoria Integral pelo Integral Sustainability Center – USA/ BR e Especialização em Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável pela FGV-RJ, é Analista Comportamental certificada pelo IBC e Especialista em Responsabilidade Social Empresarial, realizou o curso Chronos Programme for Sustainability Leadership and the World Business Council for Sustainable Developmen, pela  University of Cambridge – UK/BR. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade – ABRAPs , ex- Diretora de Sustentabilidade na Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-CE. Cumula outros cargos como, consultora do Gbfor no projeto UrbanLEDS – ICLEI e ONU-Habitat na cidade de Fortaleza, é palestrante, moderadora de diálogo, membro-anfitriã do grupo Integral EntreTantos no Ceará, é a Idealizadora e Diretora na Cia Sustentável.

  • Robertta Mota – Fundadora da i-Ventures e Gestora Regional do Fundo Criatec 1 para o Estado do Ceará e do Fundo Criatec 2 para a região Nordeste

    Roberta Motta

    Administradora de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Pós-graduada em Comércio e Marketing Internacional pela Universidad Autónoma de Barcelona – UAB, Mestre e Doutoranda em Internacionalização de Empresas/Licenciamento e Transferência de Tecnologia pela Universidad de Barcelona – UB. Experiência em empresas nacionais e multinacionais de base tecnológica. Participação em projetos de cooperação e intercâmbios profissionais, como consultora e pesquisadora no Brasil, Europa e EUA. Professora universitária. Fundadora da i-Ventures e, atualmente, Gestora Regional do Fundo Criatec 1 para o Estado do Ceará e do Fundo Criatec 2 para a região Nordeste.

    Minha empresa se chama i-Ventures e o CNPJ é nº 12.270.514/0001-46, representante do Criatec 1 no CE e do Criatec 2 no NE.

  • Rogério Nicolau de Barros – Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Coordenador do EGES - Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade

    Rogério Nicolau de Barros

    Mestre em administração, especialista em Marketing, Graduando em Administração, Professor
    da Universidade de Fortaleza, Coordenador do Escritório de Gestão Empreendedorismo e
    Sustentabilidade, além de ter participado da criação de programas e projetos de grande porte
    ligados ao empreendedorismo e a sustentabilidade.

Café de networking e encerramento

Informações

Local: UIT – Unidade de Inovação e Tecnologia - SEBRAE/CE Av. Monsenhor Tobosa, 777 , térreo Praia de Iracema.
Data: 11 de junho
Horário: 9h às 17h

Contato

E-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br
Telefone: (11) 2579-6815
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sustentabilidadepme

Fran Oliveira - Assessoria de Imprensa

E-mail: fran@oficinadacomunicacao.inf.br
Telefone: (11) 2275-0833 | (11) 99210-8191
Site: https://www.oficinadacomunicacao.inf.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS



Este evento aconteceu no dia 11 de junho, no SEBRAE- CE.
Disponibilizaremos as fotos e apresentações utilizadas pelos palestrantes na página do nosso facebook: https://www.facebook.com/sustentabilidadepme



Entre em contato

Seu nome

Seu e-mail

Assunto

Mensagem

Localização

UIT – Unidade de Inovação e Tecnologia - SEBRAE/CE Av. Monsenhor Tobosa, 777 , térreo Praia de Iracema.