Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, propõe:

  • Identificar e apresentar as melhores práticas das pequenas e médias empresas;
  • Aproximar as PMEs das grandes empresas que estão trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável;
  • Debater e mostrar quais são as dificuldades das PMEs para se tornarem um fornecedor mais sustentável, bem como das grandes empresas de formarem a sua cadeia de suprimentos com critérios de sustentabilidade;
  • Apresentar possíveis soluções e estudos sobre sustentabilidade focada nas pequenas e médias empresas;
  • Apresentar soluções e boas práticas do Sebrae para este tema por meio do Portal na internet, do SebraeTec e do Centro Sebrae de Sustentabilidade;

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Abertura

  • Idealizador do projeto: Marcus Nakagawa - sócio diretor da iSetor
  • Laise Dolinski - Coordenadora Regional da AMCHAM - PR

A sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas
Como fazer negócios mais sustentáveis com a minha PME?

  • _Mediadora: Laurelena Palhano - Laboratório SAGE da COPPE/UFRJ

    Sócia Diretora da Gaia Sustentável. Doutoranda e Mestre em Engenharia da Produção com foco de pesquisa em Sustentabilidade Organizacional pela COPPE/UFRJ. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo IE-UFRJ. Graduada em Administração. Membro da equipe de pesquisa do SAGE-COPPE/UFRJ. Atua com atividades de formação, consultoria  e assessoria especializada em Gestão Estratégica para Sustentabilidade, Responsabilidade Social Empresarial, Voluntariado Empresarial e Investimento Social Privado. Já atuou junto a FURNAS, FIRJAN, CSN, Souza Cruz, Cimentos Tupi, Michelin, WilsonSons, SESC Nacional, UNILEHU, SCJohnson, Clinica São Vicente, Fundação Iochpe,  LLX, MPX, Fundação Real Grandeza, entre outras.

  • Cintia Takada - Consultora Takao Diálogos para Sustentabilidade / Diretora pessoas e Sustentabilidade ABRH - PR

    Sócia consultora da Takao Diálogos para Sustentabilidade, com experiência em processos de engajamento de partes interessadas, visando ao desenvolvimento de matriz de materialidade e relacionamento com comunidades do entorno. Seus trabalhos recentes incluem empresas como: Volkswagen do Brasil, Votorantim Cimentos, Intercement, Embasa, Mineração Rio do Norte e Logum Logistica. Seu trabalho está baseado nos princípios da Investigação Apreciativa, da Biologia-Cultural e do Pensamento Sistêmico. Atua também como Diretora de Pessoas e Sustentabilidade na ABRH-PR.

    É Mestre em Administração de Empresas (PUC-PR), Pós Graduada em Marketing (FGV) e Gestão da Responsabilidade Social Corporativa (FGV), graduada em Engenharia Química (UFPR).

  • Irene Hoffelder Vioti – Consultora Credenciada do SEBRAE, Palestrante, Professora de Pós graduação e multiplicadora de metodologias nas áreas de Sustentabilidade, Inovação e Gestão Empresarial.

    Formação em Administração, Especializações em Marketing, Marketing Internacional e Gestão Empresarial Team Leadership. Mais de 25 anos atuando nas áreas de Marketing e Gestão empresarial, dos quais, mais de 10 anos em Sustentabilidade corporativa, Inovação e Planejamento Estratégico. Atuou em empresas como: UNOESC/SC, Hering, Bradesco, Lorenz, Electrolux, ISAE/FGV,  Grupo OPET, Universidade Positivo, SEBRAE, etc.

    Atualmente, Docente de Sustentabilidade Corporativa pela FGV Management, desde 2012, docente de Pós-Graduação na disciplina de Endomarketing no CESUMAR – Maringá desde 2008. Credenciada como Consultora, Instrutora e multiplicadora de metodologias em: Sustentabilidade, Inovação e Gestão Empresarial, pelo SEBRAE. Consultora e Instrutora Credenciada na área de Inovação pela ANPEI – Associação Nacional de Instituições de Inovação e Sócia-diretora da Vioti Gestão Empresarial (há 15 anos).

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade
O que a minha PME precisa fazer para vender para esta grande empresa mais sustentável?

  • _Mediadora: Daniella Mac Dowell: Sócia-Diretora da NOZ e facilitadora de processos de desenvolvimento com foco em sustentabilidade

    Daniella Mac Dowell: Sócia-Diretora da NOZ, é facilitadora de processos de desenvolvimento com foco em sustentabilidade com mais de 10 anos de atuação no mercado, trabalhando com clientes como Porto Itapoá, Volkswagen, Grupo SEB, Instituto GRPCOM, Instituto Votorantim, ISAE-FGV, entre outros. Formada pelo Programa PROFIDES, do Instituto Fonte, possui pós graduação em Educação Ambiental pelo SENAC-SP, é Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É Sócia fundadora da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade, onde foi membro do Comitê Gestor da Associação e Líder do Núcleo Curitiba. Coordenou em 2013 o projeto Workshops de Responsabilidade Socioambiental Corporativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE/FIEP. É também docente em cursos de MBA e pós graduação pelo INBEC Brasil, Estação Business School, FESP/Curitiba e pelo Instituto Federal do Paraná.

  • Lígia Cabo – Analista Sênior de Sustentabilidade no Grupo Boticário, responsável pela iniciativa de Gestão de Sustentabilidade para Fornecedores.

    Analista Sênior de Sustentabilidade no Grupo Boticário responsável pela iniciativa de Gestão de Sustentabilidade para Fornecedores. É engenheira química formada pela UNICAMP, com pós graduação em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Responsabilidade Social Corporativa, pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

    Atua há mais de 10 anos em Sustentabilidade e Supply Chain, com experiência em consultoria e grandes empresas nos setores de home appliance, cosméticos,  bens de consumo e óleo & gás. Trabalhou com Sustentabilidade Corporativa no Brasil, na Europa e na China, tendo sido responsável pela definição de uma metodologia global para oportunidades e redução de riscos na cadeia de suprimentos.

  • Paulo Sérgio Pereira - Superintendente de Coordenação de Sustentabilidade Empresarial - CSE Diretoria de Relações Institucionais - DRI Companhia Parananense de Energia - Copel

    Possui 18 anos de experiência no setor elétrico. Após trabalhar no planejamento, projeto e construção de grandes obras de geração e transmissão de energia iniciou seus trabalhos na área de meio ambiente. Engenheiro civil graduado na UFPR, possui especializações em gestão de negócios, gerenciamento de projetos e mestrado em gestão ambiental. Paulo Sérgio Pereira é atualmente superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial da  Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em seu cargo, Pereira é responsável pelos assuntos corporativos de gestão do desempenho em sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. Além de representante da Copel no Comitê Rede Brasileira do Pacto Global atua no Grupo Temático Clima e Energia.

Intervalo para almoço

Ferramentas, metodologias e processos para tornar PME mais sustentável
O que fazer? Como fazer? Como é o passo a passo?

  • _Mediadora: Paula Martins - Consultora Especialista em Gestão para a Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Terceiro Setor

    Pós Graduação em Gestão Socioambiental e Sustentabilidade pela FIA, com cursos desenvolvidos na área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV, Gestão de Stakeholders pela ESPM e Certificada pela Global Reporting Initiative –  relatórios GRI G4 pelo Instituto Ethos.

    Há 12 anos no terceiro setor, com forte atuação na gestão e planejamento estratégico de entidades sociais. Desenvolvimento, monitoramento e captação de recursos para implantação de projetos.

    Atuação como executiva na gestão de entidades com foco em empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência, programas de aprendizagem profissional e representatividade em espaços de articulação e mobilização de políticas públicas.

    Desenvolveu projetos de consultoria em empresas e entidades do terceiro setor, focando na ampliação, no desenvolvimento e melhoria continua dos processos.

    Principais projetos: Centro de Aprendizagem Automotiva (2012); Gincana da Cidadania (projeto de cidadania e empreendedorismo para a captação de recursos da nota fiscal paulista- 2014); Projeto de Musicografia Braille, prêmio incentivo da Brasil Foundation (2006).

    Atualmente desenvolve projetos e consultoria em responsabilidade social e sustentabilidade.

  • Maria Carolina de Castro Leal - Consultora em Responsabilidade Social

    Psicóloga, Formada pela Tuiuti – Pós-graduada em Gestão empresarial pela UFPR e Gerencia de RH pela Tuiuti. Certificada em Investigação Apreciativa pela CASE Western Reserve University; Biologia Cultura -Instituto Matriztico; Dinâmica e Grupos pela SBDG; Gestão da Responsabilidade Social pela BSD – Business Meets Social Development e Formação em Coaching pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Empresarial; Formação em Desenvolvimento Local – OIT, Certificação como auditor na SA8000, Certificação Internacional em Projetos Sociais/ PMD-PRO . Atua há 25 anos na área de Gestão de Pessoas com foco no desenvolvimento do Capital Humano, com os temas: liderança, comunicação, equipe, desenvolvimento de competências, motivação entre outros. Atualmente, é Consultor Técnico de Negócios do SESI Paraná realizando consultorias na área de responsabilidade social com os temas: Gestão da Responsabilidade Social Empresarial, Licença Social e Gestão dos Relacionamentos entre empresas e sua cadeia de valor, Certificação SA8000 e Programas de Voluntariado Empresarial. Atuou como consultora em todos os eventos do Fórum Futuro 10 Paraná, que envolveu mais de 5.000 líderes em todo o Estado, também no Movimento Empresarial pela Saúde, o qual agregou diversos produtos de saúde preventiva principalmente à adolescentes no SESI-Paraná. Foi também consultora independente do Grupo dignidade, em que desenvolveu oficinas de desenvolvimento de auto-estima. Foi professora da Faculdade Camões de dos cursos pós-medio de moda do SENAI-PR e da disciplina Programas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na UNICURITUIBA no curso Tecnólogo em Recursos Humanos.

  • Zeni Shisuco Okayama - Analista Técnica em Responsabilidade Social

    Pedagoga – Orientação Educacional; especialista em Responsabilidade Social pela UP; pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFSC/SC; certificada em Investigação Apreciativa pela CASE Western Reserve University; Certificada para elaboração de relatórios GRI (Global Reporting Initiative), (BSD Consulting, 2014), analista  em responsabilidade social pelo SESI-PR, atua nas áreas de Investimento Social Privado, Pesquisa e Gestão de Clima Organizacional, Gestão dos Relacionamentos, Voluntariado Empresarial, entre outras. Experiência nas empresas Brose, Aker Solutions, Cargill, Alcast do Brasil, Araupel, BRFoods, entre outras; atuou como professora da disciplina Responsabilidade Social e Ética na FACET/FADEP/TUIUTI nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia.

Experiências e melhores práticas das Pequenas e Médias Empresas
Apresentando a minha PME e a minha experiência com o tema da sustentabilidade. (Dinâmica Aquário-Apresentação de empresas)

  • _ Mediador: Marcus Nakagawa - Presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, Sócio-diretor da iSetor

    Marcus Nakagawa

    Sócio diretor da iSetor, palestrante, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais, professor da ESPM e FMU, nas questões de responsabilidade socioambiental e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; e consultor em sustentabilidade empresarial.

    Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIMFiatFundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

    Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

    Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos; e, atualmente, é conselheiro do Instituto Aracatide mobilização juvenil e do Instituto Filantropia de democratização da informação técnica relacionada ao Terceiro Setor.

  • Anna Vargas de Faria - Formada em turismo, empreendedora e sócia do restaurante Farnel Gastronomia Paranaense

    Turismóloga por 10 anos trabalhou como sócia na Ambiens Cooperativa na área de políticas públicas voltadas a promoção do turismo, durante esses anos elaborou projetos em mais de 40 cidades pelo Brasil a fora. Com a necessidade de viajar menos, identificou uma oportunidade em um novo universo empresarial. Em 2013 iniciou um projeto de reformulação e estruturação da empresa familiar de sociedade da sua mãe e avó, com o intuito de trabalhar estratégias de  sustentabilidade sejam essas econômicas, culturais ou ambientais.

    Depois de seis meses de estudo e planejamento junto com a sua futura sócia a Chef Gloria Vargas, fechou o antigo estabelecimento, e no mesmo local abriu uma nova empresa com o conceito de valorização da cultura paranaense por meio da gastronomia. Atualmente é presidente da Rede de empresários da região do Centro Histórico, e empreendedora do setor alimentação fora do lar há dois anos.

  • Francisco Luiz Biazini Filho - Sócio e Diretor Técnico da Rede Resíduo

    Francisco Luiz Biazini Filho

    Sócio da REDERESIDUO.com. Doutorando em Responsabilidade Social na Energia Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), especialista (MBA) em Segurança da Informação e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Conselheiro da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade e do Forum de Desenvolvimento da Zona Leste. Fundador e conselheiro do GAO: Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ABNT NBR ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social e membro de diversas outras organizações. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (1990). Atualmente é vice presidente de tecnologia – Programa Nacional Cidade Digital, diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social, coordenador de comunicação do Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000, diretor presidente – Transforma Cooperativa de trabalhadores em Reciclagem e Tecnologia da infor e diretor técnico – Sistema Ciclo Processamentos Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo, Negócios sustentáveis, responsabilidade social, ISO 26000, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, empreendedorismo, resíduos sólidos, revalorização de resíduos, reciclagem.

Encerramento

Informações

Local: Rua João Marchesini, 139 - Prado Velho - Curitiba – PR
Data: 03 de Setembro
Horário: 9h às 18h

Contato

E-mail: contato@sustentabilidadepme.com.br
Telefone: (11) 2579-6815
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sustentabilidadepme

Fran Oliveira - Assessoria de Imprensa

E-mail: fran@oficinadacomunicacao.inf.br
Telefone: (11) 2275-0833 | (11) 99210-8191
Site: https://www.oficinadacomunicacao.inf.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS GRATUITAMENTE NO DIA DO EVENTO.

(03 de setembro, na AMCHAM - Rua João Marchesini, 139 - Prado Velho - Curitiba – PR, a partir das 9h30)

Esperamos você lá!

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